quinta-feira, 4 de abril de 2013

Caminhar faz tão bem para coração quanto correr - Jornal O Globo

Caminhar faz tão bem para coração quanto correr

  • Quando o gasto energético é igual, ambas as atividades têm mesmos benefícios

Correr reduz risco de pressão e colesterol altos, além de diabetes
Foto: Carlos Ivan/05-12-2012
Correr reduz risco de pressão e colesterol altos, além de diabetes Carlos Ivan/05-12-2012
Caminhar rapidamente pode reduzir o risco de desenvolver pressão e colesterol altos, além de diabetes, na mesma proporção que correr, de acordo com um estudo publicado no periódico “Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology” da “American Heart Association”.
Os pesquisadores analisaram 33.060 corredores e 15.045 pessoas que caminham. Eles descobriram que a mesma energia usada na caminhada intensa e a corrida resultaram em redução do risco de doenças relacionadas ao coração.
- Caminhar e correr desenvolvem o mesmo grupo de músculos e as mesmas atividades realizadas em diferentes intensidades - disse o coordenador do estudo, Paul Williams, do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos.
Ao contrário da maioria das pesquisas, estes cientistas avaliaram o gasto da caminhada e da corrida por distância e não por tempo. Os participantes, com idades entre 18 e 80 anos, forneceram dados de atividade, respondendo a questionários.
- Se a quantidade de energia gasta for a mesma entre os dois grupos, os benefícios de saúde são comparáveis​​ - disse Williams.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/caminhar-faz-tao-bem-para-coracao-quanto-correr-8025768#ixzz2PXiaKGy8

Nenhum comentário: