quinta-feira, 21 de outubro de 2010

AMBIENTALISTAS VISITAM A SERRA DO BRIGADEIRO

Cinco coordenadores de clubes que compõem o Caminhantes na Natureza, de Belo Horizonte, visitaram quatro núcleos de Turismo Comunitário na Serra do Brigadeiro. Acompanhados do ambientalista, jornalista e mestre em Meio Ambiente, Renato Sigiliano, muriaeense, os visitantes Emmanuel Martins, da BH Grinos; Marcos Ricaldoni, da Caminheiro BH; Eduardo Eurípides, da Associação Ecocultual Pé no Chão; Luiz Carlos Oliveira, da Haja Banana; e Marcelo Pereira, da Caminhada Mineira, vieram conhecer o potencial da região para a realização de caminhadas na natureza e outros esportes. Na parte sul do parque, entorno do Pico do Itajuru, eles foram recebidos pelo turismólogo Gustavo de Paiva Resende Toledo, técnico do projeto Boas Práticas para o Turismo de Base Comunitária na Serra do Brigadeiro, gestor voluntário da Associação do Circuito Turístico Serra do Brigadeiro, e coordenador do Projeto Rede de Conservação de Terras Privadas no Entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. Os visitantes também foram acompanhados pelo ambientalista e amante de Belisário José Álvaro Percínio.
Numa Kombi cedida pelo projeto da ONG Ceifar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé e Região da Prefeitura de Rosário de Limeira, a equipe percorreu várias propriedades, conhecendo as peculiaridades de cada uma. Depois de dormir no Centro Multiuso, no Núcleo de Turismo Comunitário do Itajurú, em Belisário/Muriaé, eles tomaram café no Sítio Café com Leite, de Valdecy e Mariínha. Após o desjejum, eles estiveram no sítio Açaí da Serra, da Lena e Gilson, onde se deslumbraram com uma plantação nativa de Açaí; no Sítio Dois Irmãos, da Avelina e Salomão, onde conheceram os panos de prato que estão sendo feitos artesanalmente; no Sítio da Amizade, da Adi e Vicente, onde provaram uma cachacinha feita na hora; e no Sítio Sabores do Itajuru, da Toninha e Tadeu, onde saborearam um delicioso almoço e conheceram a plantação de tomates orgânicos. Após a refeição, o grupo seguiu para a Pousada Xapuri, de Dona Nelsa, onde conheceu as sofisticadas e lindas instalações.

Segundo Gustavo, a visita do grupo atende o objetivo de divulgar o potencial turístico e estimular a visitação na Serra do Brigadeiro, além de possibilitar o surgimento e crescimento de uma atividade sustentável, o turismo de base comunitária ecológico. A integração entre o grupo e os proprietários dos sítios visitados foi instantânea e total. Emmanuel, Marcos, Eduardo, Luis Carlos e Marcelo ficaram muito bem impressionados com o que viram. Ao todo, eles representam cerca de mil associados, amantes das caminhadas e potenciais futuros visitantes. Já no final da tarde de sábado, eles seguiram para a parte central norte do Parque do Brigadeiro, para conhecerem outras propriedades inseridas nos Núcleos de Turismo Comunitário dos Galdinos, em Bom Jesus do Madeira e Fervedouro; do Boné e da Pedra Redonda, ambos em Araponga. Colaboração: jornalista Renato Sigiliano.

Um comentário:

Anônimo disse...

É muito bom para a nossa região projetos como este do Turismo de Base Comunitária, pois trabalham verdadeiramente apoiando as aptidões locais, mostrando o quão bela é a nossa região da zona da mata mineira. Parabéns a todos!

Eliana Vargas de Mendonça.