sexta-feira, 15 de maio de 2009

Caminhadas - Condicionamento Físico


Introdução de caminhada para condicionamento físico

Antes de começar a caminhar para ganhar condicionamento físico com os programas que nós desenvolvemos, é preciso considerar alguns fatores, como idade e saúde geral. Também é necessário aprender a medir a frequência cardíaca e a escutar o corpo, assim você saberá quão duro terá de trabalhar para aumentar seu preparo físico e melhorar sua saúde.

Tente manter uma conversa durante as caminhadas inicias para vr como está seu fôlego

Comece seu programa de caminhada devagar e vá aumentando o ritmo à medida que seu corpo for ganhando condicionamento

...................

Avaliando sua saúde para a caminhada

Faça uma avaliação da saúde antes de iniciar um programa de caminhada
nyul / iSotckphoto
Faça uma avaliação da saúde antes de iniciar um programa de caminhada
Antes de começar a caminhar, tire um tempo para avaliar sua saúde. Consulte um médico antes de pegar a trilha ou a esteira, especialmente se você está inativo há algum tempo. Muita gente tem a tendência de não dar atenção à saúde e deixa transcorrer muito tempo entre exames físicos.

Infelizmente, as doenças que ameaçam a vida, como pressão alta e doenças coronarianas podem não produzir sintomas até fazerem um bom estrago na saúde. Se você está acima do peso ou fuma, tem mais de 45 anos ou algum problema de saúde significativo, o OK do seu médico é essencial antes de começar qualquer programa de exercícios.

Os exames físicos pedidos pelo médico devem incluir a checagem do coração e dos pulmões, a medição do pulso, da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol. Pode também incluir um eletrocardiograma, com medição dos sinais elétricos do coração enquanto você estiver em repouso.

Em alguns casos, o médico pode decidir que você também precisa de um teste de esforço, que nada mais é do que um eletrocardiograma feito enquanto você está se exercitando na esteira ou na bicicleta ergométrica. Os médicos recomendam com frequência um teste de esforço para pessoas com histórico familiar ou pessoal de doença cardíaca, porque esses indivíduos podem ter um risco maior de apresentar problemas cardiovasculares durante o exercício.

Um teste de esforço também é recomendado para pessoas acima dos 45 anos de idade - especialmente se elas são sedentárias, obesas, fumantes e têm pressão alta, altas taxas de açúcar no sangue ou alto nível de colesterol e histórico familiar de doenças do coração. Mesmo se você está abaixo dessa idade, seu médico pode pedir um teste de esforço se houver dois ou mais fatores de risco associados com doenças coronarianas ou histórico de dor no peito.

Problemas de saúde

Se você está acima do peso ou tem qualquer problema de saúde significativo, como artrite, anemia, dor na parte de baixo das costas, problemas nos pés, diabete ou uma desordem de coração, pulmão, rins ou fígado, provavelmente já deve ter feito um checkup médico. Mesmo assim, você precisa consultar seu médico antes de iniciar o programa de caminhada para determinar se há alguma precaução necessária. Por exemplo: se você tem asma, seu médico pode recomendar formas de prevenir ataques de asma induzidos por exercícios, especialmente se você planeja caminhar ao ar livre, no tempo frio ou úmido.

Se você está obeso ou tem diabete, seu médico pode querer incluir atividades de baixo impacto, como natação e caminhada na água, no seu programa de caminhada. Se você é diabético insulino-dependente, seu médico pode aconselhá-lo sobre quando e onde você deve tomar sua insulina. Ele também pode aconselhá-lo a consultar um psicólogo para trabalhar com você quando começar o programa de exercícios.

Leia matéria completa em:
http://saude.hsw.uol.com.br/caminhada-condicionamento.htm/printable

Nenhum comentário: